sábado, maio 31, 2008

1º Feira Medieval de Alhos Vedros



A Azulejaria Artística Guerreiro está presente na 1ª Feira Medieval de Alhos Vedros, com muito gosto pois que está a ser um sucesso enorme, tanto em termos de qualidade nas participações e espetáculos, como na afluência de público.

Parabéns à organização.
Novas notícias, assim que tiver tempo, pois estou na Feira.

terça-feira, maio 27, 2008

Exposições-Salão Noivas e Noivos-Moita







A Cristina Calvário, organizadora do Salão Noivas e Noivos convidou-me a participar no evento, onde me foram cedidos três espaços de exposição, em troca de três azulejos pintados.

Toda a boa vontade da Cristina e da direção do Pavilhão de Exposições da Moita, são de louvar, pois é raro abrirem-se oportunidades para a divulgação do meu trabalho, aqui neste concelho, onde tive grande receptividade do poder local e apoio até 1997.
Luís Cruz Guerreiro

sábado, maio 24, 2008

O Fim da estação, o começo do apeadeiro


Tudo tem um começo e tudo tem um fim.

A estação de comboios de Alhos Vedros, tornou possível que a minha Vila nos anos 30 a 70 do século passado, tivesse mais de 100 Fábricas e "Fabricos", de Cortiça, onde se faziam toda a espécie de derivados da cortiça, rolhas especialmente.
Agora com o "progressio", quase todas fecharam e Alhos Vedros tornou-se uma Vila dormitório, depois da primeira sede do Concelho de Alhos Vedros, vulgo "Cadeia Velha", ter sido derrubada, chegou agora a vez da Estação de comboios de Alhos Vedros sê-lo também, mas resta-nos a consolação de ser transformada em apeadeiro...

Alhos Vedros que foi a sede do Concelho em que se concebeu toda a nossa Saga Marítima, quando D.João I, planeou a conquista de Ceuta, deixou de sê-la, esteve dezenas de anos no estatuto de aldeia e agora passa a ser um apeadeiro eletrificado.

Isto da eletrificação da linha do Sado, está a ser para nós, os AlhosVedrenses, um verdadeiro CHOQUE !

domingo, maio 04, 2008

Slide Show-AAG Selecção

O Mestre das Cristalizações !

Tradução livre do Video do Kris Friedrich:

A Cerâmica de Cristalização foi introduzida na Europa em meados de 1800, mas só na década de 1960 começou a surgir nos EUA. É um processo difícil, com muitas quebras, para se atingir alguns resultados bem sucedidos, mas hoje em dia existem Mestres nos vidrados de cristalização, nos EUA.

Quando os resultados saiem bem sucedidos, como é o caso aqui do Kris Friedrich, os Vidrados são espectaculares !

Sem Dúvida !

L+G

Cencal-Vidrados Criativos-Turma de 2008

O Curso de vidrados Criativos, foi dado pelos formadores do CENCAL, Manuela Baroso e Paulo Óscar, durante o mês de Abril de 2008, em 3 módulos intensos que ocuparam três fins de semana. O resultado além de ter uma vertente teórica dada pela Formadora, Manuela Baroso, onde se aprendeu a composição de muitos tipos de vidrados, a partir dos seus componentes químicos, (o que será sempre uma mais valia, para quem como eu pretende fazer os vidrados autónomamente), teve também uma componente prática onde se experimentaram vidrados de Alta Temperatura, a mais de 1250 ºC e onde se conseguiram Cristalizações muito bonitas.

Esta vertente prática foi dada pelo Formador Paulo Óscar. A Turma seguiu atentamente todo o Curso e espero que a todos lhes tenha servido de incentivo para a experimentação.

Quanto a mim abriram-se portas na Cerâmica Criativa que servirão para me dedicar a cada vez mais à descoberta desta Arte da Terra e do Fogo, desta Alquimia a que se chama Cerâmica.

Parabéns aos Formadores pela excelência dos seus conhecimentos e pela sapiente transmissão dos mesmos a todos os formandos, e um grande abraço a todos os colegas que compartilharam este Curso, pela sua boa vontade, espírito de camaradagem e pela troca de conhecimentos que a todos enriqueceu, estou seguro.

Luís Cruz Guerreiro